Crítica: Comments (2022)

Seguindo a tradição aqui do Filmes do Kacic de sempre que possível falar sobre algum curta-metragem importante, hoje escrevo algumas palavras sobre este Comments (Austrália, 2022, 11 min.), curta de mensagem anti-bullying da diretora e roteirista Danielle Baynes, em apoio ao Dia Nacional da Ação Contra o Bullying e a Violência.

Comments se desdobra ao longo de um fim de tarde que acompanha a adolescente Maddie (Rachel Penguilly), que após postar uma foto sua em uma rede social, começa a ser ofendida verbalmente por outros estudantes de sua escola. Paralelamente, ela se encontra fisicamente dentro de um espaço virtual sem saída aparente, e precisará lutar para sair de lá.

Rachel Pengilly em COMMENTS (2022)

Em pouco mais de dez minutos, a talentosa cineasta Danielle Baynes consegue criar uma obra pungente e comovente, que aborda temas tão atuais e relevantes como a modalidade do cyberbullying, e o impacto das redes sociais na saúde mental dos jovens e adultos ao redor. O filme de Baynes é inspirado em chocantes revelações reais que expuseram uma pesquisa interna secreta do Instagram, cujo diagnóstico é de que uma em cada três adolescentes sofre com problemas de imagem e auto estima por conta das redes sociais. Comments também trabalha em cima de uma recente pesquisa de segurança online australiana, que aponta que uma em cada cinco jovens do país são socialmente excluídas, ameaçadas ou abusadas online, mas que pouco mais da metade dos pais estavam cientes do cyberbullying sofrido por seus filhos e filhas.

Isso fica nítido em uma excelente cena do curta, em que Maddie interage de maneira tímida com seu pai (Jeremy Waters), e o pouco diálogo deixa nítida a falta de comunicação entre pai e filha, que se replica em centenas de milhares de lares ao redor do mundo com efeitos devastadores. No campo cinematográfico, Comments também se sobressai. A direção de Baynes é dura e certeira, e a diretora acerta na mosca em sua escolha de uma estética fria e estéril, onde predominam os opressivos tons de cinza que simbolizam o triste estado mental da protagonista. As cenas que ocorrem no espaço virtual também são excelentes, e a estética futurista se destaca ainda mais graças à ótima fotografia de Christopher Miles.

O filme conta ainda com um climático score musical à cargo do premiado compositor e produtor musical One Above (Hilltop Hoods, Sia), e um nervoso design de som do ganhador do Emmy, Sam Hayward (do ótimo Dente de Leite, 2019). Mas é mesmo da presença gigantesca de sua protagonista, a sensacional Rachel Pengilly, que Comments obtém a maior parte de sua força. Pengilly é uma verdadeira revelação, e espero que ela venha a construir uma carreira na indústria, assim como Baynes, que já demonstra força e controle suficientes para se arriscar em um longa nos próximos anos.

Através de poucas palavras e muito poder visual e narrativo, Comments se apoia no talento de Baynes e Pengilly para contar uma história amarga mas de imensa importância e verdade. Um pequeno triunfo que derrama luz sobre um dos temas mais perigosos da atualidade, e que precisa mais do que nunca ser ferozmente combatido e extinto.

Avaliação: 3 de 5.

Comments já se encontra disponível gratuitamente no YouTube, e pode ser conferido (sem tradução para o português) aqui embaixo:

COMMENTS (2022) – Dir. Danielle Baynes

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