Crítica: The Legend of La Llorona (2021)

Este The Legend of La Llorona (CAN/MEX, 2021, 98 min.) é a mais recente iteração de Hollywood sobre a lenda do folclore latino conhecida como A Chorona (La Llorona), que consiste no espírito vingativo de uma mãe amaldiçoada que sequestra crianças e atormenta famílias. O termo “La Llorona” pode ser traduzido livremente como “a mulher que chora”, e o mito original conta a história de uma mãe que afogou suas crianças e depois a si mesma, e terminou condenada a vagar pela Terra procurando por suas crianças no purgatório.

Michael Chaves (Invocação do Mal 3), dirigiu em 2019 a adaptação cinematográfica mais famosa da lenda, A Maldição da Chorona, sob a batuta do produtor James Wan e como um spin-off da franquia Invocação do Mal. No mesmo ano, o cineasta Jayro Bustamante dirigiu uma versão mais pé-no-chão e dramática sobre a lenda, o guatemalteco A Chorona, que foi nomeado pela Guatemala para representar o país no Oscar 2020. Esta nova versão com o selo Saban Films volta a abordar o mito da mulher que chora com ênfase total no horror, mais uma vez.

Zamia Fandiño em THE LEGEND OF LA LLORONA (2021)

O filme acompanha uma família em viagem ao México para aproveitar as merecidas férias. Andrew (Antonio Cupo), sua esposa, Carly (Autumn Reeser) e o filho do casal, Danny (Nicolas Madrazo) chegam a uma fazenda em uma pequena comunidade, onde cartazes espalhados pelas ruas indicam que várias crianças estão desaparecidas no local. Assim que se estabelecem, a família logo fica sabendo através da governanta da casa, Maria (Zamia Fandiño), sobre a lenda da Chorona, o espírito maligno de uma mãe perturbada que assombra no limiar das águas e aterroriza aqueles que a vêem. Ao cair da noite, o espírito leva Danny de sua cama, o deixando preso em um limbo entre o mundo dos vivos e o dos mortos.

Agora, com o auxílio do engenhoso motorista de táxi, Jorge (o interminável Danny Trejo), a família corre contra o tempo para salvar seu único filho, navegando o perigoso interior de uma região dominada pelos cartéis do tráfico. Enquanto Carly tenta descobrir mais sobre a Chorona e o porquê dela querer seu filho, o espectro maligno vai ganhando força e deixando um rastro de morte e destruição por onde passa, se tornando praticamente indestrutível. Porém, um segredo do passado de Carly pode ser a oportunidade que a família precisa para finalmente derrotar o espírito e trazer Danny de volta.

The Legend of La Llorona é dirigido pela cineasta canadense Patricia Harris Seeley, que faz sua estreia em longa metragens. O peso da inexperiência da diretora e do baixo orçamento é sentido ao longo da produção, que luta para superar as limitações orçamentárias e técnicas. O roteiro de Jose Prendes, em cima de uma história de Cameron Larson, até tenta introduzir alguns elementos novos ao tema, como por exemplo a questão do envolvimento dos cartéis na busca da família pelo menino, e apesar de tudo não funcionar como deveria, é preciso reconhecer o esforço e algumas boas soluções que vão aparecendo ao longo da trama. O filme tem bom ritmo, aproveitando bem o suspense e sua figura central sobrenatural. O elenco também se esforça, especialmente as belas Autumn Reeser e Zamia Fandiño, esta segunda em papel duplo, interpretando a governanta Maria e também a própria Chorona em suas aparições. O figuraça Danny Trejo também dá as caras pagando as contas, mas não deixa de ser bacana ver uma cara mais conhecida no elenco, especialmente quando seu personagem ganha mais destaque durante a busca pelo garoto.

O gênero horror é um ótimo lugar para se contar histórias cativantes sobre mulheres superando dificuldades através das lentes do sobrenatural. E apesar de trabalhar tais elementos narrativos até certo ponto, The Legend of La Llorona prefere os jump scares (que nem sempre funcionam) ao risco emocional. Tal tipo de filme com certeza tem seu lugar cativo dentro do gênero, mas aconselho quem estiver a fim de embarcar no filme, que o faça sem esperar nada mais do que um thriller que funciona bem melhor acompanhado de bastante pipoca.

Avaliação: 1.5 de 5.

The Legend of La Llorona será lançado em VOD e digital no dia 11 de janeiro, 2022, e ainda não possui título nacional.

O Trailer Oficial de THE LEGEND OF LA LLORONA (2021)

Deixe um comentário